terça-feira, 23 de agosto de 2011

Indicadores da CULTURA ORGANIZACIONAL

a) Distância do Poder - como as pessoas enxergam a autoridade e as diferenças de gestão.
    - Elevada distância do poder: respeito pelo poder.
    - Pequena distância do poder: inverso.
b) Linguagem - níveis de comunicação.
    - Alto contexto: confiança pessoal e na palavra escrita. Importância das relações sociais e da convivência humana.
    - Baixo contexto: mais valor à palavra escrita e à formalidade. Entendem a convivência social como perda de tempo.
c) Relações Humanas
    - Individualismo x Coletivismo: consenso ou autoridade individual?
    - Ser x Ter: relações pessoais / materialismo.
d) Atitude em Relação ao Futuro
    - Atitude Proativa: antecipa ao problema.
    - Atitude Reativa: resolve os problemas quando eles aparecem.
e) Universalismo x Particularismo
    - Universalista: quando se aplica a todos.
    - Particularista: 2 pesos e 2 medidas.
f) Orientação para o ambiente
    - Adaptativas: para fora (clientes, acionistas, fornecedores)
    - Particularistas: para dentro (colaboradores, processos)
g) Mecanicismo x Organismo
    - Mecanicista: executam tarefas do mesmo jeito há tempos. Empresas públicas e militares.
    - Organicista: Empresas "seres vivos". Empresas privadas.
h) Tempo
    - Comprometidas: preocupam-se com a agilidade e o pronto atendimento.
    - Não comprometidas: inverso.
i) Qualidade
    - Eficientes: buscam a excelência em todos os serviços prestados.
    - Não eficientes: inverso.
j) Quanto aos Sentimentos
    - Emocionais: preocupam-se com a qualidade de vida de seus integrantes e a boa reputação de suas relações e imagem para o público.
    - Neutras: preocupam-se com o cumprimento de tarefas, não importando com o acompanhamento das pessoas.

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