segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Origem e Desenvolvimento da CULTURA ORGANIZACIONAL

1932 - Hawthorne: durante a última fase dos estudos na Western Eletric Company nos Estados Unidos com Elton Mayo e W. Lloyd Warner. Na Western Eletric Warner focalizou como as culturas dos grupos de trabalho afetam o comportamento e a produtividade do trabalhador em um ambiente de trabalho.
1952 - Elliot: análise descritiva e comparativa.
1953 - Woodward:  investigaram aspectos sobre níveis de autoridade, amplitude de controle, quantidade e métodos de comunicação e divisão de funções, encontrando uma diversidade muito grande em cada uma das variáveis pesquisadas.
1961 - Burns e Stalker: estudaram os arranjos estruturais e do ambiente.
1976 - Harrisson: criação de um modelo com quatro ideologias organizacionais (poder, papéis, tarefas e pessoas).
1978 - Handy: adotou o termo "cultura" ao invés do termo ideologia. Afinrmando que “nas organizações, há crenças profundamente arraigadas acerca da forma pela qual o trabalho deve ser organizado, a forma como a autoridade deve ser exercida, as pessoas recompensadas e controladas”.
1982 - Peter e Waterman: as empresas bem sucedidas são ricas em cultura e permeadas de fortes e sustentáveis crenças e valores.
1983 - Ouchi: o sucesso das corporações japonesas da época se deu por causa de seus valores culturais. Multiplicando para os países ocidentais.
1988 - Morgan: lentes metafóricas (imagens da organização), máquinas, culturas, organização, cérebros, sistemas políticos e prisões psíquicas.
2001 - Mentzberg: organizações missionárias, exemplo para outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário